Foi nas terras de Vinã Carmen, no ano de 1994, que ocorreu o 'renascimento' da uva Carménère, originária de Bordeaux e reconhecida pelo ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot na região chilena.
Desconfiado do tempo de amadurecimento de algumas uvas consideradas Merlot, o especialista realizou testes em laboratório para lavrar então a certidão de “renascimento” da uva Carménère, notícia que ganhou o mundo para felicidade dos enófilos.
A convite da Importadora Mistral, provamos juntamente com o produtor Paolo Coppo, uma seleta linha de vinhos disponíveis no Brasil
Estar bem perto do Oceano Pacífico pode significar muito na qualidade da planta e na fruta da videira.
É em Leyda, Vale de San Antonio que estivemos para provar os vinhos da Garcés e Silva, em especial o Amayna importado pela Mistral Importadora.
Participamos da degustação dos vinhos Carmen com o staff da vinícola chilena.
Dominic Symington recebeu seleto grupo para uma degustação espetacular.
Foram escolhidos nove vinhos da Mistral Importadora para dar uma pequena noção do que de melhor a empresa portuguesa tem para mostrar.
A família Symington, com ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, está presente no Douro a cinco gerações, desde 1882 mas, se seguirmos a linhagem da família através da bisavó da atual geração, a ligação dos Symington aos vinhos do Douro recua no tempo quatorze gerações, transportando-os até meados do século XVII e aos próprios primórdios da história do vinho do Porto.
O "Madeira"
Os vinhos Madeira são 'fortificados', produzidos e engarrafados na Ilha da Madeira em Portugal. As suas origens remontam do século XV e XVI quando a ilha acolhia os navios mercantes do atlantico norte.
Na categoria vinho Madeira, encontramos dois tipos: “Colheita” e "Vintage" (Frasqueira).
Colheita, são vinhos que têm uma maturação em casco (barricas) entre 5 a 18 anos, o que já lhes confina uma certa complexidade e características de um Frasqueira novo. Frasqueira, são vinhos que têm uma maturação em casco no mínimo de 20 anos.
As videiras encontram-se plantadas em patamares ao nível do mar até uma altura de 600 metros e os vinhos variam de seco a muito rico.
As principais castas são Malmsey, Bual, Verdelho, Sercial e Tinta Negra, havendo ainda alguma produção da rara e apreciada casta Terrantez.
Os vinhos mais secos são feitos a partir da uva Sercial que vem principalmente no norte da Ilha. Os Madeira mais doces são feitas a partir da casta Malvasia que floresce em vinhas de baixa altitude. Todas estas uvas são colhidas à mão.
O prazer que o vinhos sempre nos oferece, uma visita na Antigua Bodega Stagnari, Uruguai.
O vinho do Porto é um vinho fortificado. Os vinhos fortificados são feitos mediante a adição de uma porção de aguardente vínica a determinada altura do seu processo de produção. Apreciado em aperitivos, comemorações, também harmoniza com queijos, doces e até um bom charuto.
O endereço já é digno de nota: 7, rue D'Enfer (Rua do Inferno), Beaune.
Conhecido como um dos grandes vinhos da Borgonha, França. A Maison Joseph Drouhin, com mais de um século de existência, encanta pela qualidade de seus vinhos e por sua história.
Premiado este ano como a Melhor Região Vitivinícola do mundo para se visitar, o Alentejo em Portugal sempre agrada e surpreende.
O evento reuniu vinícolas para apresentação de vinhos, degustação e palestra com o jornalista Rui Falcão, especializado em vinhos.